Entre em contato conosco para agendar seu exame ou consulta

(85) 3486 6300

Colangiografia (CPRE)

O que é a Colangiopancreatografia endoscópica (CPRE)?
É um procedimento idealizado para examinar e tratar problemas relacionados aos ductos da vesícula e do fígado. Estes ductos são as vias de drenagem, por onde passa um importante liquido produzido pelo fígado: a bile.

Como é o procedimento?
A CPRE é realizada em centro cirúrgico, com equipamentos de videoendoscopia e de radiologia, e com equipe composta por dois médicos endoscopistas, médico anestesista, equipe de enfermagem e técnico em radiologia. Com o paciente dormindo, o endoscópio é introduzido através da boca, esôfago e estômago para o interior do duodeno (primeira parte do intestino delgado). No duodeno, o médico visualiza o pequeno orifício de abertura das vias biliares, chamado de Papila, e, por dentro do canal do endoscópio, introduz na Papila um cateter que vai chegar até as vias biliares . Em seguida, injeta uma substância de contraste nas vias biliares e começa a obter imagens.Uma vez detectado algum problema, o medico pode usar varias técnicas e instrumentos introduzidos pelo endoscópio para resolve-lo, como ampliar o orifício da papila, retirar pedras das vias biliares, colocar drenos, etc.

Qual o preparo para a CPRE?
Antes do procedimento, o paciente deve permanecer em jejum durante pelo menos seis horas para assegurar que o estômago esteja vazio. Você deve informar sobre os medicamentos que você toma regularmente e quaisquer alergias que você tem a medicamentos e a contrastes. Apesar de uma alergia não impedir que você se submeta uma CPRE, é importante discutir com o seu médico antes do procedimento. Além disso, não se esqueça de informar o seu médico se você tem doença cardíaca ou pulmonar ou outras doenças graves.

Quais são as possíveis complicações da CPRE?
Complicações podem incluir pancreatite (inflamação ou infecção do pâncreas), colangite (infecção das vias biliares), perfuração intestinal e hemorragia. As complicações são geralmente geridas sem cirurgia. Os riscos variam dependendo do motivo pelo qual o procedimento foi realizado, dos achados encontrados durante o procedimento, dos tipos de intervenções terapêuticas realizadas e do fato de o paciente ter ou não problemas de saúde significativos. Antes do procedimento, é muito importante que médico discuta pessoalmente as probabilidades de complicações no seu caso, de forma detalhada.

A Endoscopy é uma clínica especializada no tratamento das doenças do aparelho digestivo, Endoscopia, Colonoscopia, Balão Gástrico e outros.

Av. Dom Luis, 1233 - 1˚ andar, sala 104
Aldeota | Fortaleza | Ceará
CEP 60160 230
Ver Mapa

Telefones:
(85) 3486 6300 | (85) 3252 2075
(85) 9.9676 5919