Entre em contato conosco para agendar seu exame ou consulta

(85) 3486 6300

Colonoscopia

1) FOTO ILUSTRATIVA

fotos-ilus-02

2) O QUE É
A colonoscopia é um exame que analiza o do intestino grosso e parte do delgado, correspondente ao reto e aos cólons. A colonoscopia ajuda a encontrar pólipos, tumores, inflamações, úlceras e outras alterações do órgão. A colonoscopia hoje é tida como um dos principais métodos de rastreamento do câncer de cólon e reto.

3) PORQUE SE DEVE FAZER
– Procurar um câncer de cólon e reto ou pólipos
-Procurar a causa de sangue nas fezes ou hemorragia retal
– fezes escuras ou pretas
– diarreia crônica
– Anemia a esclarecer.
– Perda de peso inexplicável
– Analisar o cólon após resultados anormais de um exame de fezes
– Acompanhar ou tratar a colite
– Procurar a causa de dor de barriga crônica.

4) PREPARO PARA REALIZAR O EXAME
Nos dias que antecedem a colonoscopia, você precisará seguir alguns cuidados para limpar seu cólon. No geral, você precisará parar de comer alimentos sólidos um ou dois dias antes da colonoscopia e não ingerir nada vermelho ou roxo, como suco de uva. O consumo de bebida alcoólica está proibido no dia do exame e no dia anterior em função dos sedativos, pois seus efeitos podem se intensificar. O médico irá receitar um medicamento laxativo, que deverá ser ministrado conforme suas instruções. Isso porque o intestino grosso, onde ficam depositadas as fezes, deverá estar limpo para que o médico possa fazer a análise do órgão. Nos dias anteriores ao exame você irá ao banheiro diversas vezes, por conta da medicação laxativa. Você irá ao banheiro até que a evacuação seja apenas uma água transparente. Essa é a de que o cólon está limpo, preparado para fazer o exame, pois só assim é possível enxergar a mucosa e encontrar lesões.
É importante beber muito líquido enquanto puder, de preferência com cores claras (como suco de maçã), para não ficar desidratado. Descanse na noite anterior à colonoscopia e pare de comer e beber qualquer coisa no mínimo oito horas antes do exame. Pode ser também que você tome outra solução no dia da colonoscopia, para que em três horas você consiga evacuar tudo o que está no intestino.
Para fazer a colonoscopia, é importante que você esteja acompanhado, pois o exame é feito com uma sedação e seus efeitos podem durar horas, impedindo você de praticar atividades como dirigir ou trabalhar

5) COMPLICAÇÕES POSSIVEIS
São raras. Mas pode ocorrer cólicas por distensão abdominal causada pelo gás usado, sangramento e perfuração.

6) DOENÇAS DIAGNOSTICADAS
– Retites.
– Colites.
– Pólipos pré-malignos.
– Tumores.

7) APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS
– Retirada de pólipos (polipectomias): com ajuda de uma alça na ponta do colonoscópio, o médico laça a base do pólipo e emite uma pequena corrente elétrica pela alça, em toda a volta do pólipo
-Colocação de próteses no intestino
-Remoção de corpos estranhos (moedas engolidas por crianças, por exemplo)
-Tratamento de lesões sangrantes

A Endoscopy é uma clínica especializada no tratamento das doenças do aparelho digestivo, Endoscopia, Colonoscopia, Balão Gástrico e outros.

Av. Dom Luis, 1233 - 1˚ andar, sala 104
Aldeota | Fortaleza | Ceará
CEP 60160 230
Ver Mapa

Telefones:
(85) 3486 6300 | (85) 3252 2075
(85) 9.9676 5919