Entre em contato conosco para agendar seu exame ou consulta

(85) 3486 6300

Tratamento Endoscópico para Obesidade – Balão Gástrico

O que é balão gástrico?

É um balão inflável, feito de silicone, que é inserido no estômago do paciente, por via endoscópica, permanecendo por 6 meses no interior do órgão. Trata-se de tratamento complementar para pessoas obesas que necessitam de apoio adicional para conseguir perda de peso significativa.

Como o balão intragástrico é colocado?

A colocação é realizada por endoscopia, sob sedação, em cerca de 30 minutos. Durante a endoscopia, o balão intragástrico é inserido e, uma vez no estômago, é preenchido com uma solução de soro fisiológico e azul de metileno. A cor azul da solução serve para alertar no caso de haver qualquer vazamento.

Como é retirado?

Normalmente, efetua-se a retirada do balão intragástrico sob anestesia geral. O balão é puncionado por um cateter introduzido pelo endoscópio e em seguida aspirado. Uma vez estando completamente vazio, é apreendido e retirado pela boca, com uma alça. O tempo de procedimento é de cerca de 30 minutos e a alta hospitalar é dada após a recuperação anestésica, algumas horas depois do procedimento de retirada.

Como funciona o balão?

O balão intragástrico não leva a perda de peso por si só. O que ele faz é causar uma sensação de plenitude pela presença do dispositivo no estômago, o que reduz a necessidade fisiológica de alimentos. Paralelamente, durante o tempo que irá portar o balão, o paciente deve se submeter a uma dieta hipocalórica e usar esse tempo para fazer uma mudança nos seus hábitos de vida, incluindo um programa de exercícios físicos. Quando essas medidas paralelas não acontecem, uma vez retirado o balão intragástrico, haverá reganho de peso.

De quanto é a perda de peso?

Junto com a dieta e o aumento do exercício físico, no prazo de 6 meses de aplicação do balão, a perda de peso costuma variar entre 14 e 25 Kg, ou ser de cerca de 20% do peso inicial. Isto ocorre na maioria dos pacientes, mas alguns não perdem peso ou ganham seu peso de volta. Portanto, o tratamento com balão, bem como a cirurgia da obesidade, funcionam como auxílio à perda de peso e nenhuma das modalidades oferece garantia de resultados .

Quando está indicado?

Pacientes super-obesos ( Índice de Massa Corpórea –IMC > 50), como medida de emagrecimento antes da cirurgia de obesidade, diminuindo os riscos e complicações cirúrgicas e facilitando sua recuperação. Pacientes com IMC < 35, que não têm indicação para a cirurgia bariátrica, e já fizeram vários tratamentos conservadores para emagrecer, sem sucesso. Pacientes com indicação de cirurgia bariátrica, mas que por razões pessoais, se recusam a realiza-la. Neste caso, pode funcionar como um teste para verificar a adaptação às restrições alimentares impostas pelo balão, semelhantes às ocorreriam na cirurgia.

A Endoscopy é uma clínica especializada no tratamento das doenças do aparelho digestivo, Endoscopia, Colonoscopia, Balão Gástrico e outros.

Av. Dom Luis, 1233 - 1˚ andar, sala 104
Aldeota | Fortaleza | Ceará
CEP 60160 230
Ver Mapa

Telefones:
(85) 3486 6300 | (85) 3252 2075
(85) 9.9676 5919