1) FOTO ILUSTRATIVA

fotos-ilus-04

2) O QUE É
é um exame em que se mede a acidez do refluxo ácido do estômago para o esôfago e para a faringe. É o exame mais adequado para avaliar-se a intensidade do refluxo gastroesofágico. A phmetria esofágica consiste na medição do pH intraesofágico durante um período contínuo de 24 horas e sua correlação com eventos cotidianos como alimentação, sono, sintomas, posturas, etc.

3) QUEM DEVE FAZER
Pacientes que necessitem esclarecer dor torácica de origem não cardíaca, tosse crônica, sintomas de refluxo gastroesofágico, regurgitação alimentar, disfagia (dificuldade para engolir), odinofagia (dor para engolir), vômitos ou náuseas repetidos e refluxos gastroesofágicos resistentes às medidas clínicas e no Pré-operatório de cirurgias de hérnia de hiato e no controle de cirurgias sobre o cárdia (esfíncter que fica localizado na transição entre o esôfago e o estômago).

4) PREPARO PARA REALIZAR O EXAME
Deve-se descontinuar o Inibidor de Bomba de Prótons ( EX: Omeprazol) por pelo menos 15 dias, e vir em jejum de cerca de 8 a 12 horas para a colocação da sonda.

5) COMPLICAÇÕES POSSÍVEIS
São raríssimas. Sendo as mesmas de uma endoscopia.

6) DOENÇAS DIAGNOSTICADAS
Doença do refluxo Gastroesofágico.